segunda-feira, 10 de setembro de 2007

No Limite do DVD-Pesquisa coloca 500 gigas


Uma equipe de cientistas da Universidade de Berlim se uniu a parceiros da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e da Politécnica delle Marche, na Itália. Juntos, descobriram como ampliar a capacidade de
um HD DVD ou Blu-ray para 500 GB.
Segundo o site The Register, o projeto Microholas criou uma técnica de gravação microholográfica que usa nanoestruturas dentro do disco, em vez de na superfície, como acontece tradicionalmente em sistemas ópticos de armazenamento.

A nova técnica permitiu ampliar a capacidade de armazenamento nos discos em limites significativos. Hoje, um disco Blu-ray de uma camada pode guardar 25 GB, enquanto o de camada dupla guarda o dobro. Nas mídias HD DVD o limite é ainda menor, armazenando 15 GB e 30 GB.

Técnica faz com que discos nos dois formatos, HD DVD e Blu-ray, possam guardar muito mais dados

A professora Susanna Orlic, coordenadora do projeto, disse que aplicando a técnica a estruturas de disco com múltiplas camadas é possível atingir densidades extremamente altas. Com 50 camadas de armazenamento de dados, o protótipo conseguiu guardar 500 GB de dados.

Orl acredita ainda que a tecnologia tenha potencial para chegar a 1 TB de armazenamento, equivalente a 1.000 GB. Com isso, a idéia não é criar discos capazes de armazenar milhares de filmes, mas sim usar a tecnologia para armazenamento seguro por muito mais tempo.

O projeto foi iniciado há três anos, em 1º de julho de 2004, e recebeu apoio de 1,50 milhão de euros. Até o momento de sua inclusão foi investido 1,98 milhão de euros, conforme pode ser lido no site oficial do projeto, em rosa.physik.tu-berlin.de/microholas.
Magnet

Nenhum comentário: