quarta-feira, 9 de abril de 2008

Google focará mercado latino-americano para crescimento


Diretores do Google afirmaram hoje, no México, que a companhia vai focar boa parte de seus esforços no mercado latino-americano, região em que o site de busca mais vem crescendo atualmente.

Entre 2006 e 2007, as vendas da empresa na América Latina registraram uma expansão de três dígitos informou hoje em uma coletiva o presidente mundial do Google, Eric Schmidt.

A razão desse crescimento passa pela "sofisticação do consumidor latino-americano" e pelo fato "de a internet ter chegado de verdade à região", acrescentou.

Uma vez que as vendas de anúncios na América Latina crescem mais rápido que em outros mercados e que o dólar se desvalorizou em relação a várias moedas virou um "bom negócio" investir na região, destacou Schmidt.

O executivo disse que a América Latina tem uma população de aproximadamente 550 milhões de pessoas, das quais 120 milhões usam internet, o que faz da região um mercado de "tremendo" potencial para a penetração da rede e dos aplicativos do Google.

A empresa, que não revelou dados operacionais nem de vendas, calculou que dois terços das buscas em espanhol feitas em seu site têm origem na América Latina, onde o mercado de anúncios on-line movimenta entre US$ 300 milhões e US$ 350 milhões, segundo previsões do Schmidt.

Segundo o presidente da companhia, a combinação internet-telefonia celular pode ser o grande motor para que os latino-americanos acessem os conteúdos da grande rede, uma vez que os celulares têm maior penetração que os computadores na região.

Ainda segundo Schmidt, a tecnologia "cloud computing", na qual o Google trabalha, deve ser a "nova grande onda na América Latina", já que se caracteriza pela "manutenção de todos os dados e da maioria dos programas nos servidores da internet", e não em dispositivos como celulares e computadores.

"Este fenômeno (''cloud computing'') vai a ser o próximo passo depois da revolução dos computadores pessoais", afirmou.

Por sua vez, o vice-presidente do Google para a América Latina, o mexicano Daniel Alegre, afirmou que o maior obstáculo para o crescimento dos serviços de internet na região é o alto custo dos computadores e dos telefones celulares com acesso à web.

EFE

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