sábado, 24 de março de 2007

Táticas para ganhar mercado Microsoft paga a usuários


Pode parecer uma tática desesperada ou mesmo um mecanismo de concorrência desleal, mas o fato é que a Microsoft está oferecendo pagamentos em serviços ou créditos a grandes corporações. desde que os funcionários das ditas cujas usem o serviço de buscas da Microsoft. Quanto mais buscas, mais créditos.

Trata-se de um programa chamado “Microsoft Service Credits for Web Search” . Quem levantou a lebre foi o blogueiro John Battelle em seu Searchblog. Basicamente, a empresa ganha créditos com base na quantidade de pesquisas feitas por seus funcionários. Depois, pode converter seus créditos em produtos ou programas de treinamento.

O projeto experimental foi confirmado pela porta-voz do Windows Live, Whitney Burk. Segundo ela, em troca as companhias dão à Microsoft informações sobre o mecanismo de busca e seu uso.

O pagamento começa em US$ 25 mil apenas pela participação no programa, mais de US$ 2 a US$ 10 por computador por ano (o que pode dar uma bela soma se a empresa tiver um bom número de computadores. No blog, Battelle publicou parte de uma apresentação em PowerPoint a que teve acesso mostrando que uma empresa com 10 mil PCs e alto volume de pesquisas poderia levar uns US$ 120 mil por ano, e uma com 50 mil PCs e volume médio de buscas atingiria US$ 200 mil.

Obviamente o feitiço pode virar contra o feiticeiro, pois muita gente pode ficar insatisfeita se for obrigada pelo empregador a usar um determinado serviço de busca.

Que, por sinal, hoje é mais fraco do que o concorrente. No instante em que acabei de escrever a última frase, pulei para as páginas do Google e do Live Search para um teste rápido. Usei a palavra “âncora”, e o Google me devolveu imediatamente uma página com 20 resultados de 99,1 milhões de documentos. O Live Search devolveu uma página informando, em inglês, que eles pediam desculpas, mas o serviço não estava disponível naquele momento.
Escrito por Rodolfo Lucena

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