quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

HD-DVD & Blu-RAY




Passo a Passo:
Reproduzir conteúdos de alta definição no PC não vai ser barato...
01 Se quiser reproduzir um filme de alta definição no PC, terá de abrir os cordões à bolsa para comprar alguns equipamentos novos, a começar desde logo pela unidade óptica. Pode comprar leitores para ambos os padrões, mas de momento só os gravadores de Blu-ray estão à venda – e não são nada baratos.
02 A seguir terá de comprar uma placa gráfica que suporte alta definição. Por muito estranho que isto possa parecer, tudo se resume à protecção contra cópias. Isto porque a placa gráfica, para poder reproduzir conteúdos de alta definição, precisa de um chip HDCP e de uma porta HDMI.
03 Não é só a placa gráfica que necessita de um chip HDCP, o seu televisor também. Assim é porque os conteúdos de alta definição estão codificados, daí que precise de descodificá--los para poder vê-los. Quando a ligação da TV é feita através de uma interface HDMI, os dois dispositivos sincronizam-se e então poderá visualizar os conteúdos, no caso de ter adquirido direitos que lhe permitam fazê-lo.

Os estúdios de cinema estão divididos quanto à tecnologia a apoiar, aparecendo com novos filmes e reedições de catálogos anteriores nas versões em Blu-ray ou HD-DVD. Evidentemente, isto não ajuda o consumidor, que enfrenta a possibilidade de comprar um leitor dispendioso e os respectivos discos e no fim de algum tempo a tecnologia cai em desuso e os produtos são descontinuados.

Quem lidera a corrida?
Nesta etapa do jogo, o HD-DVD parece estar em vantagem, pois goza do apoio do DVD Forum, o órgão que foi constituído para regular o padrão do DVD. Membros deste fórum afirmaram que o HD-DVD era a plataforma ideal para a TV de alta definição (TVAD). Isto representa um empurrão óbvio para esse padrão, se tivermos em conta o rápido aparecimento de televisores capazes de apresentar conteúdos de alta definição. Outro factor que contribuirá para aumentar o interesse no HD-DVD em detrimento do Blu-ray, pese embora a sua tecnologia utilizar um laser diferente do que está presente no DVD, tem a ver com a compatibilidade retroactiva prevista que os leitores possuirão. Já foram inclusivamente publicadas notícias que afirmam que alguns discos HD-DVD irão conter versões do mesmo filme nos formatos de alta definição e DVD normal. Apesar de os peritos da indústria reconhecerem que o Blu-ray parece ser a melhor tecnologia, a incompatibilidade com a TV de alta definição e a ausência de compatibilidade retroactiva com o DVD poderá ditar a sua desgraça.

Nenhum comentário: