sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Feira:Consumer Eletronics Show 2008





Apesar de mostrar inovações e produtos em diversas áreas de tecnologia, o ponto alto do evento foram as TVs, apresentadas em tamanhos e formatos variados


Mobilidade e imagens em alta definição são destaques em feira que reuniu 2,7 mil expositores
A edição 2008 da maior feira de aparelhos eletrônicos de consumo (Consumer Eletronics Show, ou CES) do planeta termina hoje, depois de levar uma multidão de mais de 100 mil profissionais da área a Las Vegas, nos Estados Unidos, para ver os principais lançamentos do setor, apresentados por 2,7 mil exibidores. Apesar de trazer novidades nas áreas de áudio, games, dispositivos automotivos e outros, o evento foi focado principalmente em imagens e mobilidade e mostrou ao mundo dispositivos de deixar qualquer aficionado por tecnologia sem dormir na expectativa de adquirir os seus – ou ao menos sonhando, já que, quando chegarem ao mercado, alguns desses produtos devem custar ao menos alguns milhares de dólares.

É o caso da TV apresentada pelo presidente da Panasonic, Toshihiro Sakamoto, como a maior tela de plasma do mundo, com 150 polegadas. As TVs, por sinal, nos mais variados tamanhos e formatos mas sempre finas, dominaram boa parte do evento. Do extremo das 150 polegadas até o visor de celulares como o do Voyager, da LG, as telas com capacidade de exibição de vídeos, filmes e programação de TV digital tomaram conta de todos os corredores do Las Vegas Convention Center, onde o evento era realizado desde segunda-feira. Foram instaladas até atrás de um espelho de banheiro, como fez a alemã Ad Notam, para mostrar que é possível assistir a um filme enquanto se executam tarefas corriqueiras, como fazer a barba.

Com 40 edições, a CES sempre foi palco do lançamento de produtos que marcam o ano nos respectivos setores. Queridinho de nove entre 10 apaixonados por dispositivos eletrônicos, o iPhone da Apple, por exemplo, foi apresentado ao mundo pelo presidente da empresa, Steve Jobs, durante a feira de 2007. Este ano, não houve um grande destaque do evento, mas sim uma variedade de dispositivos que agregam funções, na mesma proporção em que reduzem de tamanho.

Mobilidade

Com diversos equipamentos portáteis, parte dos fabricantes direcionou esforços e investimentos para oferecer produtos que garantem mobilidade sem perda de capacidade em relação a equipamentos maiores. Parte deles já era esperada, como o notebook da Asus, que permite o armazenamento de até 1TB (terabyte) de dados, equivalente a 1mil GB. Outros surpreenderam, como o miniprojetor da 3M, que pode ser embarcado até em telefones celulares.

Na era das imagens, espaço para armazenar centenas ou milhares de horas de vídeo tem se tornado um item imprescindível em qualquer PC. Se quiser aliar esse espaço à mobilidade, a resposta é o M70, da Asus. O notebook tem 1TB (terabyte), dividido em dois HDs de 500GB cada, e pode ser configurado em RAID 0, de forma que os dados são gravados usando o espaço dos dois discos para aumentar a performance, ou RAID 1, que armazena todos os arquivos em um HD e usa o outro como backup. O notebook ainda tem tela de 17 polegadas com resolução de até 1.920 x 1,200 pixels, 1GB de memória, processador Intel Core 2 Duo e leitor de impressão digital.

No entanto, não foram apenas os dispositivos de um futuro cada vez mais presente que atraíram a atenção do público. Fazendo seu décimo primeiro discurso de abertura da CES, o fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou sua saída das operações diárias da empresa a partir de junho e afirmou que o mundo está entrando na “segunda década digital”. Sua saída da Microsoft já era esperada por alguns analistas da área e o anúncio não foi tão surpreendente.

Surpresa mesmo para as milhares de pessoas que assistiam ao keynote foi o empresário citar o iPhone da rival Apple, junto do Surface, da Microsoft, para exemplificar o poder de interface tátil do usuário. Esse, segundo Gates, é um dos três fundamentos da nova era tecnológica, ao lado do avanço da tecnologia de imagens em alta definição e da larga expansão do acesso ininterrupto à internet, inclusive em dispositivos móveis. Bem de acordo com o clima da feira. Confira a seguir alguns dos principais lançamentos da CES 2008.Inclusive no CES do Japão.

Nenhum comentário: