sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Guerra dos DVDs: Toshiba ainda acredita, mas Blu-ray da Sony lidera a corrida




LAS VEGAS, USA- Na guerra dos formatos dos DVDs de alta definição, o Blu-Ray da Sony acaba de marcar um ponto decisivo contra seu concorrente, o HD-DVD do grupo Toshiba, que afirmou domingo que continuaria na disputa, mas sem convencer os analistas.

Num anúncio chocante, os estúdios Warner, primeiros vendedores de DVD nos Estados Unidos, anunciaram sexta-feira que a partir de maio seus DVDs de alta definição seriam fabricados somente no formato Blu-ray.

O Grupo de promoção do HD-DVD, que além da Toshiba compreende os estúdios Universal e Paramount, assim como a Microsoft, Intel e os fabricantes asiáticos, anulou sua conferência prevista para a noite de domingo no CES (Consumer Electronic Show) de Las Vegas, para "avaliar o impacto do anúncio da Warner".

Surpresos, os dirigentes do grupo Toshiba se manifestaram decepcionados, mas não vencidos. Durante uma conferência no CES domingo à tarde, Akio Ozaka, presidente dos produtos da Toshiba América, se disse "muito decepcionado com a decisão da Warner, adotada no momento em que o HD-DVD vem ganhando espaço".

Os leitores HD-DVD -- a maioria fabricados pela Toshiba -- registraram vendas recordes no quarto trimestre de 2007 na América do Norte e representa 49,3% do mercado, argumento o grupo.

Os analistas estão convencidos de que a decisão da Warner assina o atestado de óbito do HD-DVD. Para a Sony, seria uma revanche histórica, 20 anos após a derrota de seu formato Betamax para o VHS na guerra dos vídeo cassetes.

Já apoiado pela Disney, 20th Century Fox, MGM, Lionsgate e claro pelos estúdios Sony, o Blu-ray conquistou 70% dos filmes americanos. Do lado dos fabricantes de leitores, estão os japoneses Sharp, Matsushita, Pioneer, Mitsubishi, o sul-coreano Samsung e o europeu Philips.

Os DVD Blu-ray já venderam duas vezes mais que os HD-DVD este ano nos EUA, segundo a Sony. Redes como Target ou Blockbuster só oferecem leitores ou filmes em Blu-Ray. "O HD-DVD está morrendo", previu Richard Greenfield, analista da Pali Research.

"A decisão da Warner põe fim à guerra", afirmou Joseph Taylor, diretor geral da Panasonic, fabricante aliado ao Blu-ray. "Mas talvez já seja muito tarde", disse Rob Enderle, consultor da Enderle Group, acrescentando que os consumidores, hesitando entre os formatos, estão obtendo cada vez mais filmes pela internet, em vez de comprar o DVD.

As vendas de DVD nos Estados Unidos caíram 3% em 2007, segundo analistas. Os consumidores também frearam suas compras de leitores de alta definição, apesar de um leilão de promoção de Natal, com leitores HD-DVD a menos de US$ 100 e de leitores Blu-ray a menos de US$ 300.

Segundo o New York Times, a Sony fez propostas financeiras significativas a Warner, depois de ter oferecido US$ 150 milhões a Paramount e Dreamworks para obter seu apoio.

Os leitores HD-DVD são menos caros que os leitores Blu-ray. Mas os DVD Blu-ray têm mais capacidade de memória e são mais bem protegidos contra a pirataria.

Domingo à noite, os dirigentes da Sony, contentes, aproveitaram a ocasião para apresentar no CES um leitor Blu-ray a US$ 200. "Estamos completamente felizes", declarou o presidente da Sony America, Howard Stringer. "Obrigado à Warner por sua decisão", agradeceu.

O grupo japonês aposta no sucesso do Blu-ray para aumentar as vendas do Playstation 3, que também usa o leitor DVD Blu-ray.Fonte-Uai.

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