terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Gravadoras negam acordo com site de músicas grátis

Warner, EMI e Universal dizem não ter permitido o uso de suas faixas.
Qtrax alega que ainda não havia sido firmado um acordo formal.
rês grandes gravadoras negaram ter firmado acordo com o serviço de música online Qtrax. A empresa americana anunciou neste domingo (27) uma parceria com EMI, Sony BMG, Universal e Warner Music que possibilitaria aos usuários baixar de graça mais de 25 milhões de canções pela internet.
Segundo o "Times", o serviço só estaria disponível para usuários dos Estados Unidos e Europa, num primeiro momento.
Segundo nota publicada nesta segunda (28) no site da rede BBC, as gravadoras Warner, EMI e Universal dizem não ter permitido o uso de suas músicas. A Qtrax alega que havia chegado a um acordo com as gravadoras, mas que ainda não tinha sido firmado formalmente.

Como parte do acordo, artistas e gravadoras seriam pagos conforme o número de acessos às suas músicas e ainda receberiam uma fatia do valor arrecadado com os anúncios publicitários feitos na página da Qtrax.

A Warner, no entanto, diz que “não autorizou o uso de seu conteúdo no serviço anunciado pela empresa”. A Universal e a EMI afirmaram que as negociações ainda estão em andamento, mas que nenhum acordo de licenciamento havia sido firmado.

Para acessar as músicas, o usuário terá de ir ao site da Qtrax e baixar um software específico. As faixas virão com um dispositivo antipirataria DRM (Digital Rights Management), que permitirá às gravadoras checar quantas vezes suas músicas foram baixadas e tocadas.

O dispositivo, no entanto, incapacitaria a reprodução das faixas em iPods e computadores da Apple, mas a Qtrax assegura que a questão será solucionada até o dia 15 de abril. “A Apple não tem nada com isso”, acrescentou o presidente da empresa, Allan Klepfisz.

Nenhum comentário: