terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Meu IP é meu Bonker

Particular e privado

Os endereços IP, que identificam os computadores e outros dispositivos ligados à internet, devem ser considerados como informação pessoal e, como tal, protegidos, segundo um grupo de estudos sobre proteção de dados da União Européia.

"Quando alguém é identificado por seu endereço IP, então o dado deve ser considerado informação pessoal", disse o alemão Peter Scharr, que coordena o grupo que prepara um estudo sobre as práticas de serviços de busca como Google, Yahoo e Microsoft, analisando se essas empresas respeitam a legislação européia sobre defesa da privacidade.

O Google discorda da visão do especialista. para o gigantes das buscas, segundo relato da Associated Press, o endereço IP simplesmente identifica a localização de um dado computador, e não quem é o usuário. O que é correto, mas elide o fato de que grande parte dos computadores é usada pelo mesmo indivíduo no mesmo local.

O contrário também é verdade: muitos computadores são usados por um grande número de pessoas diferentes, como as máquinas em cibercafés, coisa que Scharr reconheceu.

A questão tem um jeitão de discussão sobre o sexo dos anjos, mas tem implicações práticas, por exemplo, na maneira como os ampresas arquivam e administram os dados de seus usuários; especialmente, como usam esses dados.

Os grupos de defesa da privacidade, como o Electronic Privacy Information Center (Epic), vêm reivindicando que as empresas sejam mais abertas sobre o que guardam e como guardam os dados dos seus clientes.

As empresas, por sua vezes, dizem que os dados arquivados servem para melhorar "a experiência" do usuário. Sabendo de onde vem uma determinada questão, diz o Google, ajuda a dar uma resposta melhor: "Se alguém digita a palavra ‘football’, receberá resultados diferentes se estiver em Nova York [onde significa futebol americano] ou em Londres [onde significa o nosso futebol]", disse o conselheiro do Google em questões de privacidade, Peter Fleischer.

Marc Rotenberg, da Epic, resume as coisas de forma diferente: "Quanto mais a empresa sabe sobre você, mais valor comercial têm as informações".

Nenhum comentário: