quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Disco híbrido Blu-ray HD DVD chega só em 2008

O formato Total DH, alternativa da Warner Home Video para a batalha entre as mídias de nova geração Blu-ray e HD DVD, não será lançado mais no segundo semestre de 2007, tendo sido adiado para 2008, sob a alegação de que colocar mais um formato nas prateleiras poderia causar confusão entre os consumidores.

Segundo o site BetaNews, a tecnologia Total HD, anunciada oficialmente no início de 2007, na feira americana CES, possui duas camadas, uma HD DVD e outra Blu-ray em um único disco, o que possibilita que este seja reproduzido em qualquer tocador de nova geração.

Os inventores da Total HD descobriram que aparelhos eram capazes de ler camadas sobrepostas sem perda de qualidade, dispensando a necessidade de um tocador híbrido ou a compra de dois aparelhos para os usuários que quisessem reproduzir os dois formatos.

Para um primeiro lançamento, a Warner espera ter entre 10 e 12 filmes em Total HD, e diz que não está com pressa de colocá-lo no mercado, optando por fazê-lo apenas quando a tecnologia estiver pronta. A companhia ainda vê demanda para os atuais DVDs, bem como um aumento na demanda para ambos os formatos de nova geração.

Além de resolver o problema de consumidores, o Total HD poderia ser uma solução para locadoras e revendas, que não precisariam ter prateleiras diferenciadas por formatos de nova geração.

O site TechSpot, no entanto, acha que o atraso da Warner em lançar o Total HD possa significar uma espera da companhia para saber se um campeão para a batalha de formatos de fato aparecerá até o fim do ano.

A Warner estava trabalhando anteriormente em um projeto para a criação de uma mídia de três camadas, que permitiria a combinação de até 22 formatos. A Toshiba, uma das defensoras do HD DVD, também está testando discos de três camadas, na tentativa de oferecer capacidade de 51 GB.

Nenhum comentário: