quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Vem aí o AeroCar- Carro Avião.


Desenho mostra como será o modelo híbrido de carro e avião (Foto: Benjamin Schweighart/Terrafugia)


Híbrido de carro e avião deve ser lançado em 2009
Empresa nos EUA desenvolveu asa retrátil para modelo híbrido.
Desafio agora é criar motor que alterne funções facilmente e funcione com gasolina comum.
A história sugere que veículos híbridos de carro e avião serão um fracasso comercial por não atender bem a nenhum dos dois mercados. Um grupo de alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Estados Unidos), entretanto, acredita estar no rumo certo para superar este problema.

Fundada em 2006, a Terrafugia, empresa criada pela equipe, produziu recentemente a primeira asa dobrável para aeronaves esportivas leves -- consideradas pela Agência Federal de Aviação dos EUA mais fáceis de voar e portanto mais acessíveis que aviões privados regulares. A asa, entretanto, é apenas o primeiro passo para o veículo híbrido que a empresa planeja chamar de Transition.

“Ao entrar nisso, nós conhecíamos que nossos dois principais desafios de design para torná-lo prático seriam as asas e o trem motor”, disse Anna Mracek Dietrich, engenheira e chefe de operações da empresa.

Protótipos anteriores de aeronaves capazes de andar em rodovias eram equipadas com asas retiráveis manualmente. Mas para permitir uma transformação rápida de carro para avião sem atrair muita atenção, a equipe da Terrafugia criou um sistema que permite que o piloto ative as asas ao apertar um botão na cabine de comando.

Os pesquisadores abriram e fecharam as asas mais de 500 vezes -- o equivalente a de três a cinco anos de uso típico -- e ficaram mais do que contentes com a sua durabilidade. “Estamos testando o resto do primeiro veículo agora”, diz Dietrich. “Nosso cronograma para o primeiro vôo de teste é no fim de 2008, e até agora estamos no caminho certo”.G1

Nenhum comentário: