quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O Joost TV-Joost oferece mais de 150 mil episódios de programas de TV e vídeos da web




E agora temos o Joost. O Joost é a mais nova criação dos dois empreendedores escandinavos que começaram sacudindo a indústria fonográfica com o KaZaa (música de graça pra todo mundo!) e, em seguida, a indústria de telefonia com o Skype (telefone de graça pra todo mundo!). O Joost concede ao seu Mac ou PC o acesso on demand a mais de 150 mil episódios de programas de TV e vídeos da web (TV de graça pra todo mundo!). Na semana passada, o Joost destravou as portas. Agora não é mais necessário receber um convite particular para fazer o download do software do Joost no site www.joost.com.

Temos o seguinte, então: seu guia de TV on-line de outubro e novembro de 2007, apresentando Joost, ABC, CBS, NBC e Fox.

A versão 1.0 beta Joost tem um conceito sensacional. Os recursos de rede social são particularmente promissores: você pode entrar no chat de texto com outros espectadores, enviar links para bons programas, e assim por diante. Em alguns programas, os comerciais passam antes ou durante um episódio (duração máxima: 60 segundos). Em outros, pequenos anúncios abrem em janelas pop-up no cantinho da tela, como aqueles logotipos transparentes da rede.

A qualidade de vídeo do Joost varia de normal a distorcida. O software é lindo, mas seus controles não identificados são confusos. Além disso, o conceito central de organização do Joost, por "canais", também é desordenado. Embora os programas passem conforme o pedido do cliente, eles também fazem parte de uma programação e muitas vezes você é informado de que alguns programas estão "Para Começar", apesar de você também poder criar seus próprios canais.

Finalmente, há uma quantidade terrível de bobagens no Joost. Alguns programas são séries famosas da CBS, MTV, VH1, Paramount Pictures, CNN e Comedy Central, como variações do "CSI", "Kid Nation" e muitos desenhos animados. Mas há bastante encheção de lingüiça. Existem canais como TV Audi, TV Comida Australiana e Canal do Circo. Sem contar aqueles de que você nunca ouviu falar.

ABC


A ABC disponibiliza para internautas dos Estados Unidos 17 das suas séries mais famosas: "Dancing With the Stars," "Desperate Housewives", "Lost", "Grey's Anatomy", "Ugly Betty", entre outras. Se o seu computador for super potente, você pode até assistir a seis delas em alta definição, o que é incrível.

Cada programa possui cerca de quatro intervalos comerciais, indicados por uma marca de assinalar na barra de rolagem do programa. É preciso assistir a um comercial para poder ver qualquer outro bloco do programa seguinte. Cumpridas as obrigações, você pode ficar à vontade para passar o novo bloco de programa adiante, retrocedê-lo, etc. Cada programa é patrocinado por um único anunciante nacional e as propagandas costumam ser interativas (os programas da ABC também estão disponíveis no site video.aol.com). De maneira geral, a estrutura on-line da ABC é bem amarrada.

CBS


As ofertas desta emissora para os Estados Unidos incluem um generoso conjunto de 22 séries, como "Survivor", "Big Brother", alguns episódios de "CSI", "How I Met Your Mother" e algumas novelas. Não há barra de rolagem do programa inteiro, ou seja, não é possível pular para a última parte sem passar pela primeira, segunda e terceira. A CBS é também a distribuidora de programas mais liberal da internet. Você encontra praticamente o mesmo material no iTunes, Joost, AOL, entre outros.

NBC


Um ou dois comerciais são exibidos no início de cada episódio, no final e nos intervalos comerciais normais durante o programa. Pena que a seleção não seja boa. São só 13 opções de séries, incluindo "The Office," "30 Rock" e "Heroes", embora a NBC afirme que há mais por vir. Além disso, você não consegue minimizar a janela do player da NBC e deixá-la encostadinha no canto da tela para poder assistir enquanto faz as contas de suas despesas, o que é possível nos sites das concorrentes.

FOX


A iniciativa da Fox é denominada "beta" e dá para ver por que. Tive problemas tanto com o Mac quanto com o Windows. Ainda assim, tudo funciona bem: aqui você encontra os três episódios mais recentes dos "Simpsons" e do "24", e mais 13 outros programas. A Fox adotou a mesma barra de rolagem com marca de assinalar da ABC. Mas também é exibido um comercial antes do programa e as propagandas aparecem na janela do navegador ao lado da "tela da TV".

Falando em NBC e Fox, fique ligado no Hulu.com. Quando estrear no final do mês, ele oferecerá episódios inteiros dessas e de outras emissoras.

Pontos negativos


De modo geral, é muito bom presenciar a chegada à web dos programas de TV que são nítidos, claros, atuais, legalizados e gratuitos. Mas vejamos três motivos pelos quais essa novidade pode não fazer muita diferença no quadro geral.

Primeiro, a seleção de programas é fraca. Cada emissora oferece somente uma parcela de sua programação e por um intervalo de apenas algumas semanas. Enquanto as emissoras se recusarem a disponibilizar um catálogo mais sortido, e mais permanente, o mundo se voltará para qualquer outro serviço que o faça, como é o caso do BitTorrent.

Segundo, não dá para fazer o download de programas. Você só consegue assisti-los e em tempo real. Não é possível salvá-los, colocá-los no iPod ou gravá-los em DVD (nesse sentido, porém, há esperanças: neste mês, a NBC começará a testar episódios gratuitos que você pode baixar para seu laptop para assistir no intervalo de uma semana.)

Finalmente, e esse é o principal motivo, quase ninguém quer assistir TV na tela de um computador.

Bom, claro que existem diversas maneiras, com ou sem fio, de obter a imagem do computador na TV da sala. Mas essas instalações são desajeitadas, caras e, para a maioria das pessoas, um incômodo que não se justifica. Depois de todos esses anos de autoridades do setor nos fazendo crer que TV e internet um dia se fundiriam, isso ainda não aconteceu.

Em outras palavras, oferecer episódios on-line gratuitos é uma tentativa razoável das emissoras de TV no sentido de evitar serem afundadas pela internet. Mas será que isso bastará para manter a cabeça da TV para fora da água? Aguardemos os próximos capítulos.

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