domingo, 21 de janeiro de 2007

Pesquisadores desenvolvem método para camuflar mensagens

Novidade que mais parece invenção ao estilo 007. Engenheiros de software da Universidade de Princeton, Estados Unidos, inventaram um método de comunicação secreta que não apenas mascara a informação contida em uma mensagem, mas esconde a existência da própria mensagem.

As tecnologias atuais de criptografia se baseiam em programas de computador que embaralham a informação; mas olhos atentos podem detectar a existência da mensagem que contém a informação e tentar quebrar a chave utilizada para cifrá-las.

O que Evgenii Narimanov e Bernard Wu fizeram foi elevar a segurança a um novo nível, escondendo a mensagem na "estática" existente nos cabos de fibras ópticas. Estática refere-se a um ruído muito comum em telecomunicações por rádiofreqüência. Em comunicações ópticas, a estática acontece na forma de diminutos pulsos aleatórios de luz.

"Poder-se-á usar essa camuflagem não ao invés de, mas juntamente com a criptografia," diz Narimanov. Isso dará o maior nível de segurança possível.

O novo sistema de camuflagem de informações, baseada na técnica CDMA, pode ser diretamente aplicada nas redes de fibras ópticas existentes. A mensagem a ser enviada é transformada em uma longa série de pequenos sinais que são imperceptíveis contra o sempre presente "ruído" de fundo.
Os pesquisadores estão fazendo testes de campo, mas não anunciaram quando a nova técnica poderá ser usada na prática.

 

Nenhum comentário: