domingo, 21 de janeiro de 2007

Toshiba promete gravador de HD DVD


gravador de HD-DVD pesa mais de 15 quilos


A Toshiba anunciou que planeja o lançamento do primeiro gravador de discos de alta definição, em formato HD DVD, para 14 de julho, no Japão, com o objetivo de intensificar a competição com os produtos do padrão rival, o Blu-ray. A empresa, que já colocou no mercado o primeiro tocador de HD DVD do mundo, em março, antecipa que o novo gravador, equipado com disco rígido de 1 terabyte, será vendido por 398 mil ienes (R$ 7.761).
A Toshiba é um dos líderes da aliança que desenvolveu a tecnologia HD DVD para discos ópticos, que enfrenta competição do padrão Blu-ray, promovido pela Sony e pela Matsushita Electric Industrial, que fabrica aparelhos eletrônicos da marca Panasonic. A falta de acordo entre as duas alianças para a criação de um formato unificado abriu caminho para uma cara batalha, semelhante à guerra ocorrida entre os formatos VHS e Betamax de vídeo, no final dos anos de 70 e começo dos 80.
"Trata-se de um novo produto, que expressa todos os sonhos e toda a paixão pelo trabalho de nossos engenheiros e funcionários", disse Yoshihide Fujii, vice-presidente sênior da Toshiba, em entrevista coletiva na quinta-feira. "O preço talvez tenha causado surpresa. Mas esse é o tipo de produto que eu desejaria comprar mesmo que custasse um milhão de ienes", acrescentou.

O cerne de ambos os formatos é o laser azul, cujo comprimento de onda é inferior ao dos lasers vermelhos usados nos atuais equipamentos de DVD, permitindo que os discos armazenem dados em densidade maior, necessária para filmes e televisores de alta definição. A Toshiba não tem intenção de vender o novo modelo, o RD-A1, fora do Japão, e antecipa que 10 mil unidades serão comercializadas até dezembro.

A empresa é o segundo maior conglomerado japonês de eletrônica, depois da Hitachi, e estima vendas de entre 600 mil e 700 mil unidades para seus aparelhos de HD DVD no ano fiscal que se encerra em março de 2007. A empresa pretende oferecer gravadores em formato HD DVD equipados com discos rígidos nos mercados internacionais, mas no momento não tem planos específicos.
Reuters

 

Nenhum comentário: