sexta-feira, 4 de maio de 2007

1080p sem engasgo até no Mac Mini.Suas Vantagens


Mac Mini: decodificação de H.264 por hardware para encarar vídeos em 1080p
O mundo Mac é uma fonte inesgotável de boatos. O do momento é a adoção de um chip dedicado para a decodificação de vídeos no padrão H.264 em todos os micros Macintosh. Isso faria com que todas as máquinas da Apple, inclusive os da linha Mac Mini, passassem a rodar vídeos em alta definição codificados com o H.264 com um pé nas costas.

A idéia faz sentido. No panorama atual, com a decodificação via software, rodar vídeo em alta definição é uma tarefa que somente máquinas poderosas conseguem realizar na boa. A introdução da decodificação de vídeo por hardware ampliaria o parque de máquinas capazes de encarar vídeos com 1080p e não teria um impacto tão significativo no preço dos equipamentos. Nos EUA, o chip para decodificar (e também codificar) em H.264 não custaria mais de 50 dólares.

Com isso a Apple prepararia o terreno para a futura distribuição vídeo em 1080p na sua loja virtual, a iTunes Store, que já vende clipes e seriados em MPEG-4 codificados nas especificações H.264, mas em resoluções muito mais baixas.

Até agora, a Apple não se manifestou a respeito. Em compensação, outro rumor vem alimentando as especulações sobre a introdução do suporte de hardware ao H.264. A imprensa britânica especializada em Macintosh relata a falta de alguns modelos de Mac Mini, iMac e MacBook nas lojas, o que seria um sinal de que a Apple se prepara para preencher as prateleiras com modelos novos.

A torcida para que os boatos se materializem é grande. Especialmente de quem adoraria ter um Mac Mini no coração de um media center, ao lado da TV e do home theater.

Nenhum comentário: