quarta-feira, 23 de maio de 2007

Nokia E62


O Nokia E62 é uma ameaça potencial a qualquer BlackBerry do mercado. Tem recursos bons o suficiente para atuar como plataforma móvel de e-mail, telefone celular e acesso à internet para sua empresa. É um aparelho bem compacto (117 x 69,7 x 14 mm, 144 g) com EDGE, quad-band, Bluetooth, USB e infravermelho, rodando sistema operacional Symbian Série 60 (terceira edição). A tela de 320 x 240 é bastante brilhante e o teclado QWERTY se ilumina automaticamente no escuro. Faz falta uma câmera integrada – a Nokia diz que o modelo não tem câmera por pedido de clientes corporativos que não querem câmeras circulando por seus escritórios.

O E62 não tem, como o Motorola Q, uma tecla lateral para acessar o aparelho. Um joystick no meio da parte superior do teclado atua como mouse, e teclas de atalho levam ao menu de aplicativos e de mensagens . A interface do Symbian, toda em azul, lembra bastante o Windows Mobile 5.0, o que não vem a ser um problema. O aparelho sincroniza dados com o PC pelo software Nokia PC Suite, que me surpreendeu pela facilidade de uso e a rapidez que foi encontrado pelo computador. A sincronização tanto pelo cabo miniUSB ou por Bluetooth ocorre sem maiores problemas, e o Nokia PC Suite ajuda a trocar arquivos entre o PC e o celular. A memória interna de 90 MB é generosa e pode ser expandida por meio de cartões miniSD sem precisar desligar o aparelho. A qualidade de ligações é excelente, mesmo com o viva-voz ligado.

O E62 que testamos já veio configurado para as redes de dados das operadoras Claro e Tim. Em testes informais de velocidade com a Tim, atingimos 180 Kbps de velocidade de download. O browser integrado é compatível com protocolos WAP 2.0, HTML e XHTML, com excelente renderização das telas, mesmo em um espaço reduzido. Aperte o botão “Voltar” no navegador e ele irá mostrar miniaturas lado a lado das páginas visitadas, acelerando o acesso. E em um site aberto, ele mostra um thumbnail no canto direito da tela indicando sua posição na página completa. Há ainda um eficiente leitor de RSS. A conexão ao e-mail corporativo é outro destaque no E62. Ele se conecta a contas POP3/IMAP e plataformas como IntelliSync, da própria Nokia, Mail for Exchange (Microsoft) e até BlackBerry, entre outras.

A configuração de e-mails é fácil e o aparelho conta com um assistente para isso – dá até para acessar o Gmail, por exemplo. O E62 reproduz MP3 , vídeos e ainda lê e edita documentos do Office com sucesso. É uma excelente escolha para quem procura um telefone corporativo muito fácil de usar.
Preço: Não disponível
Nokia, www.nokia.com.br

Nenhum comentário: