quarta-feira, 23 de maio de 2007

China desiste de obrigar blogueiros a usar nome real

A China deve recuar de um plano para obrigar blogueiros a usar seus nomes verdadeiros em seus sites, depois de sofrer uma intensa oposição da indústria da Internet, informou a mídia oficial do país na terça-feira.

» China propõe código de conduta na Internet
» Servidor de blog chinês não aceita anonimato

Em vez disso, o governo vai promover um "código de auto-disciplina" que encorajará, mas não obrigará, os blogueiros a usar seus nomes reais, afirmou a agência estatal de notícias Xinhua, citando esboço do código publicado pela Internet Society of China.

"A ISC, com apoio do Ministério da Indústria da Informação, está tentando conseguir apoio da indústria ao código para a promoção de um sistema de nomes reais menos rigoroso", divulgou a Xinhua.

A China, segundo maior mercado de Internet do mundo, com cerca de 140 milhões de internautas, já impôs alguns controles ao setor.

A proposta de nomes reais para os blogs foi considerada como uma outra tentativa de regular o conteúdo da Web e gerou protestos da indústria de Internet e de usuários, informou a Xinhua.

Alguns departamentos do governo chinês defendiam que o uso de nomes reais era uma maneira para evitar a publicação de pornografia, difamação e disseminação do que o Partido Comunista considera como "informação prejudicial".

A China rotineiramente bloqueia o acesso a sites com conteúdo político considerado contra as visões do governo e restringe a participação em alguns grupos de discussão online. O país tem mais de 20 milhões de blogs.

Nenhum comentário: