quarta-feira, 23 de maio de 2007

MP3 player pequeno que faz barulho


O Samsung YP-K5, MP3 player baseado em memória flash, tem um recurso muito interessante: a parte posterior do dispositivo abre e revela um alto-falante com um som surpreendentemente bom. Além disso, o YP-K5 tem rádio FM, uma tela colorida OLED de 1,7 polegada para exibir fotos, controles sensíveis ao toque e capacidade de armazenamento de 2 GB ou 4 GB. Enquanto alguns podem considerá-lo maior e mais cheio de recursos que o necessário, eu na verdade gosto da opção dos alto-falantes. Também tem bateria de excelente duração e os fones de ouvido são exclusivos, como nunca vi antes.

Segurei o K5 perto do meu celular LG Chocolate e eles são do mesmo tamanho, medindo 9,6 x 4,6 x 17,8 cm. O K5 pesa 105 gramas, quase o mesmo que o celular. A superfície em preto opaco tem aparência robusta, mas a parte frontal, preto brilhante, fica toda marcada de dedos. Quando o player está desligado, não dá nem para ver os controles. Enquanto o Chocolate abre deslizando na longitudinal, o alto-falante do K5 desliza para a lateral em um mecanismo surpreendentemente robusto. Essa metade tem um par de pequenos apoios cobertos por uma grade de metal prateado. É possível deixar o player em pé (com o alto falante aberto) sobre uma mesa enquanto se ouve música.

O K5 não vem com muitos acessórios, apenas um cabo USB com um conector próprio em uma extremidade, um CD com o software de gerenciamento de fotos e música e um par de fones de ouvido, os quais, aliás, não se parecem com nada já produzido. Eles têm capas de silicone moldadas que se encaixam no ouvido como um aparelho auditivo. A solução não é particularmente segura, mas deve variar de acordo com o tamanho de cada ouvido.

A navegação dos menus pela tela sensível ao toque é bem fácil, apesar de eu não gostar muito desse tipo de controle por eles não darem uma resposta tátil. Ao ligar o player deslizando o botão pela parte superior, os controles aparecem na parte frontal, com luz azul e branca de fundo. Todos os menus são muito claros e de fácil navegação, sendo possível escolher as músicas por artista, álbum, gênero, faixa ou lista.

Você carrega o player via Windows Media Player ou outro software compatível, como o MusicMatch Jukebox. Não há opção de usar o dispositivo como armazenamento USB, portanto os usuários de Mac estão sem sorte. O K5 é compatível com formatos MP3 e WMA, assim como fotos JPEG. Infelizmente, não é possível criar listas diretamente no K5 – é preciso transferi-las pela função de transferência automática do Windows Media Player.

Os fones inclusos são especialmente eficientes, graças ao desenho que se projeta para dentro do ouvido. De fato, eles não tiverem problema algum em sustentar ensurdecedores 112 dB com picos de 115 dB em minha faixa-teste de rock ("More Than a Feeling", do Boston), portanto, seja cuidadoso ao usá-los.

A potência de saída dos alto-falantes também surpreendeu, e apesar de haver alguma distorção no volume máximo, ainda é bem audível. Apesar de certamente não terem sido feitos para definir qual a maneira principal de uso, os dois pequenos falantes são mais potentes que os da maioria dos celulares atuais, além de serem muito mais claros.

A bateria recarregável embutida não é removível, mas a Samsung diz que dura “perto de 30 horas” com o uso de fone de ouvido e 6 horas usando o alto-falante. Fiz meu próprio teste de bateria com os fones originais e com o volume em um nível confortável (mais ou menos na metade, devido à eficiência do desenho do fone). Ele funcionou por 32 horas e 10 minutos sem parar. É uma duração impressionante para a bateria, mas lembre-se de que isso pode variar muito de acordo com a freqüência com que se apertam botões e do uso dos alto-falantes embutidos.

No geral, acho que o K5 tem um design inovador que agradará muita gente. Mas eu também vejo muita gente ouvindo música no celular, então ele pode funcionar bem devido à boa qualidade dos falantes. O mecanismo de deslizamento parece forte, mas como possui dois eixos de movimentação, é possível que usuários mais jovens (ou menos cuidadosos) possam quebrá-lo. Os controles sensíveis ao toque que desaparecem dão ao player a delicadeza que contradiz com sua robustez, e o que gosto mesmo é a localização frontal dos controles, abaixo da tela. Os fones de ouvido originais não me impressionaram, e acho que têm uma aparência meio boba para o público médio, mas aplaudo as boas intenções da Samsung.

Samsung YP-K5
US$ 209,99 (2 GB) e US$ (4 GB). Samsung, www.samsung.com.

Nenhum comentário: