quarta-feira, 23 de maio de 2007

Palm Treo 680


Um pouco melhor que o Palm Treo 650, o novo 680 é um smartphone básico e de fácil utilização. O que os sistemas operacionais da Palm gerencia são calendários e contatos, mas este Smarphone irá atrair o público por um outro motivo: a combinação de telefone com PDA. Usuários mais experientes irão perceber que ele possui uma forte inspiração no ano de 2004.

Ele é vendido a 399 dólares destravado nas cores branco, vermelho ou em cores acobreadas.

Um pouco menor que o 650, ele não possui antena externa. O teclado parece com o layout do Treo 700 que mudou as teclas para o formato quadrado em vez de redondo. Algumas mudanças na posição da tecla do menu também foram feitas. O slot de cartão SD foi tirado do topo do telefone e colocado ao lado direito.

Além de não possuir antena e estar um pouco mais leve, há outra vantagem: foi adicionada uma memória de 66 MB, o triplo da disponível na versão anterior. Com esta expansão, é possível instalar alguns softwares adicionais sem utilizar o espaço da memória RAM.

Agora você pode pausar ligações e enviar mensagens de texto ao mesmo tempo (uma inovação que começou com o Treo 700w). Outros novos recursos são: aplicação para ligações que integra a tela de Favoritos além do DocumentsToGo Microsoft Office na versão 8 (apesar de a última ser a 9) e o browser Blazer.

Os testes de performance, neste modelo, foram exatamente iguais aos do seu antecessor. Isso aconteceu, provavelmente, por que os dois utilizam o mesmo processador – 312MHz da Intel, a mesma resolução de tela 320x320 e modem EDGE, que apresenta velocidade de download com mais ou menos 116 Kbps. O Blueooth foi aprimorado da versão 1.1 para 1.2, entretanto a versão mais recente é a 2.0.

O Palm OS continua sendo extremamente fácil de utilizar e possui as funções básicas. A navegação pela lista de contatos e pelo calendário ainda é mais fácil do que em quase todos os Windows Mobiles. A mesma coisa para velocidade – o Palm OS é bem mais ágil. Entretanto se você for usar funções mais avançadas como multimídia, ele irá se mostrar um pouco lento. Seu sistema não é multitarefa, a não ser com o PocketTunes Mp3 player . A rede, em alguns momentos, fica um pouco carregada e sai do ar durante a conexão. O novo sistema de vídeo Kinoma não é tão legal. Ele fica buferizando a cada 30 segundos ou mais, quando se utiliza vídeos com áudio. Você também não pode ouvir música através de um fone wireless. E também não pode adicionar um cartão Wi-Fi.

De acordo com a Palm, a qualidade de voz e câmera da nova versão são melhores do que na versão anterior. Não tive oportunidade de testar o Treo 650, mas comparei com o Nokia E62 e tudo ocorreu muito bem. A qualidade de ligação foi média, com algumas compressões pesadas durante a transmissão. O microfone não apresentou ruídos em ambientes externos, somente algumas distorções no volume máximo. Apesar do aparelho ser compatível com o Plantronics 655 e o 590, você não pode iniciar ligações com um fone Blutooth. O tempo de bateria é menor que do 650, pois este modelo apenas escurece a tela durante as ligações, enquanto o 650 desliga completamente o visor.

Em luz baixa as fotos são mais sensíveis e possuem menos contrastes do que o VGA. Fotos tiradas em ambientes regulares conseguem obter uma abertura maior.

Comparando-se com os competidores, o Treo 680 aparenta-se um pouco mais gordinho, velho e lento. O BlackBerry Peral possui uma câmera um pouco melhor e um software de e-mail terrível, entretanto não é tão flexível quanto o 680. O Samsung BlackJack é fininho também, possui uma ótima câmera e é bem rápido . Se o Treo 680 custar um pouco menos do que essas alternativas, poderíamos colocá-lo no topo dos smartphones.

Tempo de duração da bateria: 6 horas e 15 minutos.

Palm Inc
http://www.palm.com

Nenhum comentário: