segunda-feira, 14 de maio de 2007

Nokia E61i


Quando fizemos o pedido à Nokia para participar neste braço-de-ferro, estávamos longe de imaginar que iríamos receber em mãos um dos primeiríssimos E61i disponíveis em Portugal. Aliás, para sermos sinceros só no dia em que estas linhas estão a ser escritas (cerca de duas semanas depois de o terminal nos ter sido entregue) é que o novo Nokia da série E está a ir para o mercado. Vejamos então em primeira-mão o que tem o E61i para nos oferecer, que, pelos argumentos que constam na ficha técnica, é muito.

Começando pelo desempenho, e apesar de não nos ter sido facultado qual o processador utilizado, nota--se com grande evidência uma maior rapidez não só no arranque como também no processamento de tarefas face ao seu antecessor, o E61. Foi uma pena que não tenhamos conseguido correr o benchmark para comprovar este dado, mas a verdade é que nem este contratempo travou o E61i em direcção à vitória, tal a lista de elementos que o fazem somar pontos atrás de pontos: GSM quadband com HSCSD e compatibilidade com redes GPRS, EDGE e UMTS (3G) com capacidade de recepção de dados até 384 Kbps, Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth (infelizmente 1.2) e ligação USB 2.0 (e não 1.1) através da Pop--Port proprietária para sincronização com o PC são argumentos mais do que válidos para fazer deste um dos melhores smarphones da actualidade. Acrescente-se ainda que a Nokia dotou o E61i de uma câmara fotográfica com 2 Mp, que produz resultados medianos embora visíveis num ecrã não táctil de 2,8”, o único desta dimensão além do utilizado no Asus, apesar de neste caso ser usado com orientação horizontal. Igualmente útil mantém-se a presença do teclado QWERTY.

Uma palavra ainda para a excelente autonomia deste equipamento, possível com a bateria fornecida de origem. De facto, até nove horas em conversação é uma marca impressionante, e a verdade é que este ganho não compromete o peso total do equipamento, apesar de o seu volume não ser dos mais agradáveis (sendo, contudo, menor do que o do seu “congénere” 8707v). Por fim, a cereja no topo do bolo – o preço. Apesar de ser o PVP previsto, não deverá andar muito longe do preço final, o que é outro grande aliciante do E61i.

Características
Autonomia
Teclado QWERTY
Só falta o GPS
Veredicto: 6

Fabricante Nokia
Preço €400
Contacto 707 780 780
Site www.nokia.pt

Nenhum comentário: