segunda-feira, 14 de maio de 2007

Palm Treo 680



Outro dos nomes indissociáveis do universo dos smartphones, a Palm é uma das mais antigas marcas presentes neste mercado. O modelo que a Mobinav nos fez chegar às mãos mostrou algumas virtudes mas também algumas limitações. Vejamos então o Tréo 680 com maior detalhe.

Começando pelos aspectos positivos, trata-se de um smartphone com modo quadband, o que lhe permite fazer chamadas pelo mundo inteiro dentro de redes com cobertura GSM, e, apesar de ter apenas 64 MB de memória interna, pode armazenar uma maior quantidade de dados graças à slot compatível com cartões de memória SD/MMC. Numa outra perspectiva, o teclado QWERTY é outro dos argumentos positivos, permitindo uma introdução de texto mais fácil.

No entanto, existem igualmente alguns aspectos que merecem um reparo. Por exemplo, a autonomia é das mais reduzidas entre os oito dispositivos presentes neste braço-de-ferro e o desempenho não é dos mais agradáveis. Aliás, e apesar de termos tentado correr o benchmark para Palm OS, não obtivemos qualquer resultado, o que acabou por prejudicar a classificação final. Por outro lado, em termos de comunicações as soluções não são muitas, havendo lugar para compatibilidade com redes GRPS/EDGE, Bluetooth (incorporado na versão 1.2) e USB 1.1 através de uma ligação proprietária. Tal como temos vindo a dizer para todos os dispositivos que não têm Wi-Fi, começa a fazer mesmo muita falta a presença de um chipset que torne o dispositivo capaz de comunicar com redes sem fios locais baseadas pelo menos no protocolo 802.11b.

Apesar de se tratar de um dispositivo baseado num chassis elegante, este Palm acaba por ser um dos modelos mais pesados do teste e dos mais volumosos entre as oito propostas analisadas. Por outro lado, tendo em conta o preço recomendado que apresenta e as limitações que evidencia, torna-se muito difícil dar-lhe uma nota mais elevada

Teclado QWERTY
Quadband
Chassis
Limitado
Veredicto: 5

Distribuidor Mobinav
Preço €449
Contacto 213 803 000
Site euro.palm.com

Nenhum comentário: