quarta-feira, 23 de maio de 2007

iPod de 80 Gigas



O mais novo iPod pode ser considerado geração 5.5, pois as melhorias em sua interface e no design não foram muito relevantes – diferente do que aconteceu na transição da geração 4 para a 5. O novo modelo vem nas versões de 30 GB e 80 GB. Com exceção da tela mais nítida, todas as melhorias do novo iPod são de firmware, incluindo playback sem intervalos, um novo recurso de busca e suporte para jogos melhores (ninguém mais agüentava Paciência). Embora o iPod nano da segunda geração ofereça uma ampla variedade de cores, o modelo completo é limitado aos tons branco e preto.

O novo modelo de 80 GB mede 103 x 61 x 11 mm e pesa 136 g – o mesmo peso do seu antepassado, o modelo de 60 GB da quinta geração. A tela continua com 2,5 polegadas (diagonal) e 320 x 240 pixels. A entrada dos fones de ouvidos e a tecla hold permanecem no topo, e o conector de dock está na parte inferior. Como antes, a parte de trás é feita de aço inoxidável e a frente é coberta por policarbonato (sujeito às impressões digitais). Os dois lados do aparelho têm elevada tendência de sofrer riscos e desgastes quando em contato com objetos mais duros.

Além da capinha imitação de couro, o iPod de 80 GB vem com cabo de carregamento/sincronização USB e fones de ouvido. Não existe mais o CD original – baixe o iTunes da web. Os fones de ouvido ficaram menores do que os antigos e possuem silicone nas bordas para um maior conforto.

O novo iPod ainda utiliza a tecnologia sensível ao toque, que é minha forma predileta de navegar pelo conteúdo, mas ele também vem com novos recursos de busca. Você pode escolher a opção Search no menu Music para localizar por letras ou palavras-chave. Se você navegar com muita rapidez em uma lista longa, um quadrado sombreado vai aparecer no centro da tela com uma letra sobre ele. Isso significa que o recurso power-scroll foi ativado e que a sua pesquisa será realizada com base na primeira letra em vez de listas de itens individuais.

O iPod oferece suporte aos formatos de áudio WAV, AIFF, AAC, AAC protegido, Apple Lossless e MP3 . Ele também reproduz audiobooks no formato Audible. As imagens podem ser visualizadas nos formato JPEG, TIFF, GIFF, BMP, PNG ou também PSD, caso você utilize Mac. A compatibilidade com vídeos é muito limitada; só reproduzir arquivos em MPEG-4, H.264 com extensões .MP4 ou .M4V ou .MOV. Os vídeos podem ter até 30 frames por segundo, com qualidade VGA máxima em bit rate de 2,5 Mbps para MPEG-4 ou 1,5 Mbps para H.264. A reprodução de músicas sem intervalos é uma excelente novidade no iPod, principalmente para álbuns de estúdio que possuem faixas que devem ser tocadas sem interrupção.

Qualidade do som
No metrô ou no escritório (ou em qualquer sala relativamente silenciosa), a qualidade de som do iPod é mais do que apropriada, mas os fones de ouvido originais não bloqueiam muito barulho externo. Eu troquei os fones de ouvido originais por um kit acústico Etymotic ER4P, e o som ficou mais preciso e balanceado. Seria interessante se a Apple incluísse um equalizador de gráficos no firmware do iPod, embora os modos de melhoria dos sons pré-estabelecidos já ofereçam algumas opções.A resposta de freqüência do iPod com os fones de ouvido ligados é boa, mantendo o poder de saída na regi

ão dos graves. O sinal de áudio é bem nítido até que a barra de volume ultrapasse um quarto de polegada do máximo – momento em que as distorções harmônicas começam a surgir. No volume máximo, o nível de distorções é bem notável (se você gosta de ouvir músicas nesse volume, então é uma das pessoas que vai estar muito ocupada destruindo o seu tímpano para perceber a má qualidade do som). As fotos são nítidas na tela, mas seria bem mais interessante se tivéssemos a opção de ver em panorama, dar zoom e girar as imagens. Os vídeos no novo iPod não ficaram melhores do que na quinta geração do portátil, exceto pela tela (cerca de 60% mais nítida). Mas essa porcentagem é um número da Apple. Eu não medi a diferença, embora as matizes estejam bastante fracas quando comparadas ao Creative Zen Vision: M.

Testei a bateria do iPod com uma playlist de vídeos e os fones padrão em um volume confortável. O aparelho ultrapassou o tempo estimado pela Apple (6,5 horas), rodando vídeo por sete horas seguidas. Nos testes de áudio, obtive 21 horas de reprodução contínua – uma hora a mais que o fornecido pela Apple. Ainda fazem falta ao iPod um sintonizador FM e microfone integrados.

O iPod leva a Escolha do Editor da PC Magazine por três motivos: ele possui bons recursos musicais (lembrem-se de que o vídeo é um adicional), ele se integra de maneira incrível com o iTunes e possui um design elegante e simples. O Creative Zen Vision: M ganha do iPod em vídeos, mas como player de música, a combinação da Apple de interface intuitiva, integração de software e qualidade de som continua na frente da competição.

iPod 80 GB
R$ XXX, Apple, www.apple.com.br.

Nenhum comentário: