quarta-feira, 23 de maio de 2007

iPod nano chega à segunda geração


Os mp3 que as lojas estão vendendo aqui no Brasil estão super ultrapassadas, eles vendem de 510 megas vejam estes do final do ano passado considerado de porte pequeno.
No início de setembro, a Apple finalmente lançou a segunda geração do seu popular iPod nano. Graças a uma estrutura em alumínio anodizado, o novo modelo lembra muito o falecido iPod mini, mas muito menor. As principais mudanças em relação ao modelo anterior incluem uma tela mais brilhante, maior duração da bateria e reprodução contínua de faixas e, claro, as cores. O modelo de 2 GB vem apenas em prata. O de 4 GB, em prata, verde, azul ou rosa. E o de 8 GB vem apenas em preto – foi o modelo que testamos. Ainda fazem falta ao iPod nano um sintonizador FM, gravador de voz e reprodução de vídeo, como faz o SanDisk Sansa e200.

A unidade que testamos de 8 GB tem acabamento em preto brilhante, que “gruda” inúmeras marcas de impressões digitais. Medindo 90 x 40 x 6,5 mm e pesando apenas 40 g, o pequeno nano parece menor que seu antecessor. A tela LCD tem o mesmo tamanho e resolução da primeira geração (1,5 polegada, 176 x 132 pixels), mas a Apple diz que ela é 40% mais brilhante. Lado a lado com o nano original, realmente parece mais brilhante mesmo.

O sistema de navegação pelo iPod continua o melhor do mercado. O menu principal pode ser personalizado, embora isso não seja exatamente novo. Mas a Apple incluiu um excelente recurso: busca. Ao selecionar a opção no menu Música, dá para procurar uma canção pela primeira letra ou palavra-chave.

Os testes de bateria com o iPod nano, usando os fones de ouvido incluídos a um volume confortável, atingiram 26 horas e 10 minutos. É um resultado muito bom e uma melhoria grande em relação às 14 horas do nano original (16 horas nos testes do PC Labs). E, finalmente, a qualidade de som é ótima. Em testes subjetivos, o som é o mesmo na primeira e na segunda geração de nanos, com bons graves, tons médios detalhados e tons altos nítidos. Não percebi nenhuma falha de áudio durante os testes. Em comparação com o Sansa e280, o novo nano tem melhor presença nos graves e agudos.

Em resumo, o iPod nano da segunda geração é um excelente produto. É fino, atraente e fácil de usar, sem contar a excelente integração com o iTunes. Mais importante: a qualidade de som é muito boa, é compatível com compressão de áudio sem perdas (lossless) e tem reprodução contínua (gapless), sem intervalos entre as músicas, além de melhor duração da bateria. O novo iPod nano começa a ser vendido no Brasil em novembro.

obs: Em nossos testes, a bateria do iPod nano atingiu mais de 26 horas de duração.

Apple iPod nano 8 GB
US$ 249, Apple, www.apple.com/br

Nenhum comentário: