quarta-feira, 23 de maio de 2007

Novo MacBook Pro valeu a espera


Muitos ficaram entusiasmados com a mudança da Apple para os processadores Core Duo da Intel e muitos mais se surpreenderam quando a Intel avançou para o Core 2 Duo para notebooks nos meses seguintes. Quase todos os fabricantes de laptops usando Windows lançaram novas máquinas ou fizeram algum tipo de anúncio por causa da transição – mas a Apple pisou no freio. Quando a empresa finalmente começou a colocar os processadores Core 2 Duo nos seus sistemas em agosto, somente os desktops iMac ganharam um upgrade. Entusiastas de laptops da marca estavam esperando pelo Apple MacBook Pro (Core 2 Duo) desde então. Finalmente, o MacBook Pro 15” com Core 2 Duo está aqui na minha mesa. Posso dizer que seu desempenho e seus recursos excelentes, junto com um sistema operacional muito sólido, valeram a espera. O novo MacBook Pro com Core 2 Duo ganhou a Escolha do Editor entre os laptops.

Como era esperado, o MacBook Pro de 15” chegou todo turbinado, com o processador mais rápido no mercado – o T7600 de 2,33 GHz. O sistema vem com 2 GB de RAM, para os que planejam rodar o Adobe Photoshop CS2 e usar o Parallels Desktop para virtualização – dois programas centrais que usam bastante a memória do sistema – e a placa de vídeo ATI Mobility Radeon X1600. Se você tem o Microsoft Windows, verá grande aumento de performance nos games 3D por causa do processador.

Como a maioria dos meus benchmarks só é compatível com o Windows, instalei o Boot Camp Beta (download gratuito) para fazer dual-boot com o Windows XP. Desde o meu último teste, o Boot Camp passou por algumas mudanças. Ele agora tem suporte a mais hardware, permitindo que o SYSmark2004 SE e o MobileMark 2005 rodem bem. A pontuação geral no SYSmark 2004 SE ficou 24% e 20% abaixo da do Dell XPS M1710 (Core 2 Duo) e do Alienware Area-51 m5550, respectivamente. Tanto o Dell como o Alienware possuem discos rígidos mais rápidos (7.200 rpm) e placas de vídeo melhores, apesar de a Apple oferecer a opção de um HD de 7.200 rpm para melhorar o desempenho. Ainda assim, o MacBook Pro de 15” conseguiu velocidades estelares tanto nas aplicações multimídia como nas de produtividade. Apesar de a Dell ainda ter o direito de se vangloriar por ser o melhor laptop para games, o MacBook Pro (Core 2 Duo) significou uma grande mudança em relação ao seu antecessor com Core Duo em vários testes de benchmark com games. Eu vi uma melhoria de 40% no 3Dmark 2005, 39% em Doom 3 e um impressionante 120% em Splinter Cell: Chaos Theory.

O Mac OS X ainda tem que avançar no suporte a aplicativos. O Photoshop CS2 ainda roda emulado dentro do Mac OS, assim você irá notar velocidades menores que o esperado até a versão binária universal do Photoshop sair em algum momento deste ano. Mas isso não significa que não dá para rodar o Photoshop no Windows. Graças aos 2 GB de RAM do MacBook Pro de 15” e ao processador rápido, meus scripts de Photoshop finalizaram em 25 segundos no Windows. Editores de vídeo vão ganhar muito com o Core 2 Duo, que mostra um aumento de desempenho de 25% em relação ao processadores anteriores.

Minha principal preocupação com os processadores Core 2 Duo é que eles aquecem mais do que os predecessores. Como o primeiro MacBook Pro de 15” ficava bem quente, como o aumento na potência do processador vai afetar o novo? Surpreendentemente, não há muita diferença. As temperaturas, que eu medi usando um termômetro infravermelho, chegaram a 41ºC – já testei máquinas da Dell e da Alienware que chegaram a alarmantes 45º C e 48ºC, respectivamente. A Apple atribui essa consistência na temperatura a um update no firmware do System Management Controller, que regula dinamicamente a velocidade das ventoinhas. Para compensar o calor do Core 2 Duo, a Apple aumentou a velocidade das ventoinhas – o que aumenta um pouco o barulho. Mas eu prefiro um pouco mais de barulho ao calor. O aumento na velocidade de rotação das ventoinhas afeta a vida útil da bateria? Na verdade, não. Você ainda tem ao redor de 2:45 (nos testes do MobileMark 2005) usando a mesma bateria de 60 Wh.

Os novos recursos do MacBook Pro não são tão dramáticos como os ganhos de desempenho, mas a Apple incluiu uma porta FireWire 800. Além disso, o drive de DVD agora tem suporte a gravação de discos dual-layer. O que seria de um update como esse sem um aumento no espaço em disco? Minha máquina de testes veio com um HD de 120 GB, mas é possível ir até os 200 GB. Você também vai perceber que a câmera iSight tem um LED ao lado dela que fica verde quando a câmera está ativada; isso e a porta FireWire 800 são as únicas mudanças estéticas feitas no MacBook Pro de 15”. Como sempre, você não precisa se preocupar com vírus e spyware com o sistema operacional Mac OS X e ainda recebe alguns dos melhores aplicativos do mercado com a suíte iLife 06. Há ainda a interface Front Row com controle remoto, o adaptador de tomada MagSafe e é possível escolher entre uma tela brilhante (glossy) ou fosca (matte).

Agora que o Intel Core 2 Duo chegou ao MacBook Pro, não consigo imaginar nenhum outro upgrade de processador por um bom tempo, o que é um alívio porque agora você pode sair e comprar um novo laptop sem se preocupar em ficar ultrapassado. Com o Boot Camp Beta melhor e bons aplicativos como o Parallels Desktop, você tem a opção de rodar o Windows de uma forma nunca vista antes. Os problemas de aquecimento do MacBook Pro não são piores do que os de outros laptops rodando Windows, então por que não adotar o design mais sexy que existe? O Apple MacBook Pro de 15” (Core 2 Duo) oferece o desempenho e os recursos dos melhores laptops do mercado.

Apple Macbook Pro 15”
A partir de R$ 9.699. Apple, www.apple.com.br.

Nenhum comentário: