quarta-feira, 23 de maio de 2007

Carro inteligente economiza combustível

Estudo mostra que carros que prevêm trânsito têm mesmo consumo que híbridos.
Dados podem ajudar na discussão sobre fontes alternativas e emissão de carbono.

Os chamados carros inteligentes, equipados com sensores para prever o fluxo do tráfego, podem ter a mesma eficiência de consumo de combustível que os carros híbridos -- movidos a eletricidade e combustível fóssil, recursos que são empregados em estágios diferentes do ciclo de direção para gerar economia. Os dados são de um estudo de enegenheiros da Universidade de Melbourne, na Austrália, publicado nesta semana no jornal "Transport Research Part C: Emerging Technologies", do grupo Elsevier.



Os carros inteligentes são veículos convencionais equipados com telemática, sensores e receptores que trabalham em rede, trocando informações sobre o tráfego para acelerar ou diminuir a velocidade do automóvel. Deste modo, a viagem é suave e evita variações excessivas da velocidade, que consome muito combustível. A tecnologia para telemática de trânsito já existe, mas por questões de segurança só é empregada em uma pequena série de testes.



Para fazer a comparação, eles usaram como referência um veículo sedan convencional e três diferentes ciclos de direção, configurados para os estilos de vida urbanos australiano, americano e europeu. A versão híbrida do carro representaria uma economia de combustível de 15 a 25% com relação ao convencional -- economia equiparada quando o veículo foi equipado com telemática básica para prever o fluxo de tráfego em um tempo mínimo de sete segundos à frente, conforme determina o ciclo de trânsito australiano.



Segundo os ciclos europeu e americano, o emparelhamento deste carro com o nível de economia de combustível do modelo híbrido foi alcançado com uma antecipação de previsibilidade de menos de 60 segundos. Se esta chegar a 180 segundos, o carro inteligente seria 33% mais econômico do que o modelo convencional.

Em seus cálculos, os autores do estudo incluíram fatores como a presença de carros "não-inteligentes" na rodovia, que impediriam a eficiência desta tecnologia. Segundo os cientistas, os números são uma contribuição útil para o debate público sobre a economia de combustível, que também é uma questão chave na luta contra as emissões de gases-estufa.

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