quarta-feira, 23 de maio de 2007

Uma superzoom super-pequena



Na época do lançamento, a Panasonic afirmou que a Lumix DMC-TZ1 era a menor câmera superzoom do mundo, mas a Kodak roubou a cena, na seqüência, com a EasyShare V610 de lente dupla, muito menor e mais compacta, além de vir equipada com a tecnologia Bluetooth . É também mais moderna e menos volumosa que a TZ1. Mas se a qualidade da foto for prioridade, a TZ1 ganha.

A TZ1 tem resolução de 5 megapixels. Vem com a lente Leica DC Vario-Elmarit, com zoom óptico de 10X, de distância focal de 5.2-52 mm (equivalente a uma lente de 35 mm com 35-350 mm) e abertura máxima correspondente de f/2.8 até f/4.2. As duas aberturas são maiores do que as da V610, e permitem mais flexibilidade em situações de pouca luz.

Faltam alguns recursos à TZ1. Ela não possui controles manuais e não permite fotografar no formato RAW, itens que certamente a tornariam melhor. Duas outras falhas incluem o atraso do obturador e a solarização rápida na tela LCD de 2,5 polegadas (a tela LCD de 2,8 polegadas da V610 nunca solarizou). Como a TZ1 não possui um visor comum, é impossível enxergar qualquer imagem sob luz forte na tela LCD, especialmente se for fotografada de um determinado ângulo.

Em geral, a TZ1 fez um trabalho satisfatório capturando o cenário de objetos no laboratório da PC Magazine. Tanto a foto tirada sob a luz do dia quanto a tirada com flash mostraram um pouco de ruído. As cores ficaram vibrantes e tiveram boa saturação, mas com alguma tendência para os tons quentes. A foto tirada com flash exibiu cores melhores e mais verdadeiras. Nenhuma delas apresentou aberração cromática. Apesar de ambas terem sido um tanto subexpostas, apresentaram um bom intervalo dinâmico.

A TZ1 mostrou resultados variados em outros testes. A resolução apontou a média de 1.475 linhas, o que é excelente para uma câmera de 5 megapixels. O tempo de inicialização (2 segundos) foi ótimo e o de reciclagem (2.6 segundos) muito bom, mas nenhum deles superou os da V610. Infelizmente, o atraso do obturador é considerável (o que não acontece na V610). Não ocorreu distorção de pincushion e praticamente nenhuma de barril.

O estabilizador de imagem funcionou muito bem, tanto sob luz forte quanto fraca. O sistema de estabilização de imagem da Panasonic, batizado de Mega Optical Image Stabilizer (Mega O.I.S.), consiste em um giro-sensor embutido que detecta qualquer movimento da mão, e tenta compensá-lo movimentando uma de várias lentes da câmera. Basicamente, a câmera age contra o movimento da mão com um movimento próprio.

Embora seja verdade que o zoom óptico de 10X das câmeras superzoom, como a Kodak EasyShare V610 ou a Nikon Coolpix S4, não se equipara à qualidade da imagem da Panasonic Lumix TZ1, os recursos de baixo desempenho desta, contribuíram para que não ganhasse o prêmio de Escolha do Editor.

R$ 2.199, Panasonic
www.panasonic.com.br
Nota:3,00

Nenhum comentário: