quarta-feira, 23 de maio de 2007

Preview do Zune


O novo Zune da Microsoft (US$ 249,99) chegou para desafiar o iPod. Testei o novo aparelho, que foi desenvolvido pela Toshiba, em primeira mão e tudo que posso dizer é “Uau”.

Por anos, o iPod da Apple deixou a Microsoft lá em baixo. E a resposta, até o momento, tinha sido fraca, para dizer o mínimo. Mas agora a coisa mudou, parece que a Microsoft aprendeu a construir produtos eletrônicos para o consumidor - começando pelo Xbox.

O Zune prova que a Microsoft aprendeu algumas coisas com a Apple e outros fabricantes de players. Pesando apenas 160 gramas ele fica ótimo em suas mãos. A princípio, ele estará disponível com 30 GB. Apesar de tudo, é um pouco mais pesado do que o iPod de 80 GB com vídeo. Com 0,6 polegadas de espessura, ele é bastante fino. Suas dimensões são: 2,4 polegadas de comprimento e 4,4 de largura.

Disponível nas cores branca, preta e marrom, o Zune não é tão brilhante quanto um iPod. A estrutura plástica possui uma textura muito delicada. O que testei aparentava ser marrom, mas encontrei alguns resquícios verdes em suas laterais. Estranhamente, quando movimentava o aparelho, as cores verdes sumiam. Ao procurar a Microsoft, fui informado que estava vendo a cor real da estrutura, que é verde. Uma capa translúcida de plástico cobre o aparelho, que é pintado de marrom. Esse é um recurso legal e evita riscos.

Quando você olhar para o Zune pela primeira vez, irá achar que alguns botões estão faltando. A tela, com resolução de 320 x 240 pixels, ocupa quase todo o espaço do aparelho. Abaixo dela, há um scroll que, diferente do iPod, não é sensível ao toque. Na parte esquerda tem um botão para voltar e na direita um play/pause. Os três botões ocupam mais ou menos ¼ do player. Quando eu peguei o Zune pela primeira vez, meu dedo foi direto no botão do centro. Foi muito fácil mexer em todos os botões, até os menores. Em 30 segundos, eu já estava usando o Zune para tocar música e assistir vídeo.

A interface apresenta pastas e níveis, como esperado. Os principais itens são: Música, Vídeo, Fotos, Comunidade e Configurações. Ao selecionar uma faixa e apertar o play (pode-se usar o centro do scroll para dar play), a imagem ocupa toda a tela automaticamente.

A qualidade do som é excelente e os vídeos eram ótimos e claros também. Não percebi nenhum problema na visualização do vídeo em ambientes internos. Em ambientes externos, na luz do sol, não realizei nenhum teste ainda. O Zune também possui um bom receptor FM com o sistema RDS que recebe informações como nome da rádio e informação da música que está sendo reproduzida.

A Microsoft gastou muito tempo nos falando a respeito dessa nova experiência, que é o Zune. O mais comentado foi a respeito de sua interatividade. Ele possui rede wireless 802.11 g/b embutida que permite a troca de músicas e fotos entre seus usuários. Para enviar uma música, por exemplo, basta entrar na opção “enviar”. Para trocar arquivos entre dois Zunes, basta estar a 30 passos um do outro e deixar a opção ligada (é possível desabilitar o wireless). Quando alguém enviar algum dado para o seu Zune, você pode optar por aceitar ou rejeitar. Qualquer arquivo que você receber vai para a pasta de entrada.

As fotos compartilhadas podem ficar eternamente no player, entretanto com as músicas a coisa é um pouco diferente. Qualquer arquivo de áudio que for enviado ao Zune pelo sistema wireless ficará apenas três dias ou por três reproduções, após este período as faixas se tornam inativas. É possível comprar faixas também.

Não pude testar o software que é instalado no computador nem a loja de músicas online, mas pelo que vi e pelo que estão falando a coisa é muito boa. A aplicação aparenta ser simples e controla basicamente todas as funções do player. Músicas compradas de outros serviços, que não sejam parte do sistema PlaysForSure, não podem ser reproduzidas. A boa notícia é que a Microsoft irá disponibilizar uma loja online com método de assinatura mensal. Por apenas U$ 14,99 dólares, será possível baixar quantas músicas quiser, das 2 milhões disponíveis. Esse modelo de negócio começou com o iTunes da Apple. Existe também uma outra opção de compra avulsa. Você compra créditos chamados de “Microsoft Points” e cada música custa 79 MP. Esses créditos já são utilizados pelos usuários do Xbox.

A princípio, vídeos não estarão a venda, mas você poderá baixar de outros lugares.

Nada que a Microsoft esteja fazendo é inovador. O tempo de duração da bateria é de 14 horas, com o wireless desligado e 13 horas com ele ligado. Para vídeos a duração é de 4 horas, mas como filmes e programas de TV não estarão à venda, isso não vai importar muito. O que você não pode fazer, no entanto, é trocar a bateria.

De uma perspectiva subjetiva, o Zune conseguiu algo que poucos music players já conseguiram: me deu vontade de comprar um. Eu gostaria de ter um desses em casa e escutar música por horas. O lançamento do Zune não é somente uma ótima opção para substituir o iPod, mas pode ser uma ótima escolha mesmo.

Microsoft Corporation
http://www.microsoft.com
Preço: U$250,00

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