quarta-feira, 23 de maio de 2007

Portátil multimídia dos sonhos


O HP Pavilion dv2140BR é um Entertainment PC, um notebook voltado aos amantes da multimídia que querem levar suas fotos, vídeos e música para qualquer lugar. A primeira coisa que chama a atenção na máquina é o acabamento, com a tampa em “black piano” e a base prateada. Infelizmente, ele acumula impressões digitais aos montes: esta não é uma máquina para quem é obcecado por limpeza. Cantos arredondados e um padrão em forma de ondas impresso em todo o gabinete ajudam a quebrar o visual “quadradão” típico de um notebook.

O hardware é baseado em um processador Intel Core Solo (T1350) rodando a 1,86 GHz, acompanhado por 512 MB de RAM. O disco rígido da Fujitsu tem 80 GB, espaço adequado para uma máquina mutlimídia. A unidade óptica Sony é um gravador de DVDs “Super Multi” que grava discos DVD±R a 8x, além de DVD±RW, DVD-RAM e CD-RW. O vídeo onboard é controlado pelo chipset Intel GMA950 e o monitor LCD, com aquela cobertura “brilhante” (BrightView) que já é popular entre todos os fabricantes, tem resolução widescreen de 1280x800 pixels.

As comunicações ficam por conta de um modem 56K, placa de rede 10/100 Mb/s Intel PRO/100 VE e uma interface wireless Intel PRO/Wireless 3495ABG, compatível com os padrões A, B e G. Três portas USB 2.0 e uma FireWire 400 estão presentes para a conexão de periféricos externos. Vale notar que memória e disco rígido estão facilmente acessíveis atrás de painéis na parte inferior do gabinete, o que facilita um futuro upgrade.

Seguindo o tema multimídia da máquina, a HP inclui dois microfones na parte superior da moldura do monitor, junto com uma webcam fixa de 1,3 megapixel. Também há uma saída S-Video para conexão direta do laptop a uma TV e um leitor de cartões 5-em-1. Logo atrás do teclado estão os alto-falantes Altec Lansing, que têm bom volume e boa qualidade de som . Completando o conjunto, um controle remoto (alojado no slot de cartões PCMCIA) permite a operação de todas as funções multimídia do aparelho sem precisar deixar o sofá da sala.

Em nossos testes de desempenho, o dv2140BR obteve a marca de 131 pontos nos testes de produtividade no MobileMark 2005. A autonomia de bateria foi de cerca de 03:24 no uso de aplicativos de produtividade, e aproximadamente três horas na reprodução de DVDs. É um resultado satisfatório para uma máquina mais voltada à reprodução do que à criação de conteúdo. Mesmo assim, o usuário não terá nenhum problema ao editar textos, navegar na internet ou retocar as fotos da viagem de férias.

Um dos destaques deste modelo é o sistema QuickPlay, que permite a reprodução de músicas e exibição de fotos, filmes e DVDs sem a necessidade de entrar no Windows. Para acessá-lo, basta um toque na tecla QuickPlay ao lado do botão de força. Após um rápido “boot” o sistema mostra uma interface especializada, onde você pode escolher o que quer ver e ouvir. O QuickPlay “enxerga” músicas e filmes dentro de sua pasta pessoal no Windows, bem como arquivos em mídia removível, como pen drives, cartões de memória, CDs e DVDs. Tudo pode ser comandado com o pequeno controle remoto incluso. Ele funciona muito bem, embora pessoas com mãos grandes possam achar um pouco difícil usá-lo.

Se você precisa de mais poder de processamento e um disco rígido maior, talvez se interesse pelo HP Pavilion dv2160BR, um pouco mais caro (R$ 5.999), que vem equipado com um processador Intel Core Duo de 1,6 GHz e 120 GB de espaço em disco. Mas para a maioria dos usuários, o dv2140BR pode ser considerada a máquina multimídia dos sonhos.
HP Pavilion dv2140BR
R$ 4.999. HP, www.hp.com.br.

Nenhum comentário: