quarta-feira, 23 de maio de 2007

Site Orkurioso dá força à espionagem virtual

Página reúne todos os recados recebidos por pessoas monitoradas.
Endereço não tem qualquer relação oficial com o Orkut.
Os paranóicos da internet sabem quanto trabalho dá monitorar pessoas no site de relacionamentos Orkut -- nessa atividade de espionagem é necessário digitar login, senha, fazer uma busca pelo “alvo” e checar se a pessoa recebeu alguma mensagem recentemente. Para aliviar essa atividade nada nobre, surgiu o site Orkurioso, que entrega de bandeja todas as informações da pessoa vigiada.



O site não revela segredos: ele apenas reúne todos os monitorados em uma mesma página, para que o xereta não tenha de procurar novas informações. Esses dados são todos atualizados no “site da espionagem”, que puxa do Orkut as informações divulgadas no perfil, na página de recados e também a foto de apresentação. Além de ser informado sobre novos scraps, o curioso fica sabendo se o alvo de seu interesse fez alguma alteração em seu perfil.

Para utilizar o serviço, não é preciso baixar qualquer programa: basta fazer um registro no site e inserir lá o endereço do perfil daqueles que serão vigiados. O xereta nem sequer precisa ter uma conta no Orkut, pois os sites não têm qualquer relação entre eles.

Veja a Reação de uma pessoa vigiada:
Meu dia de camundongo

Calejadas pelas ingratidões da vida digital, as duas Julianas da editoria de Tecnologia já deixaram o Orkut faz tempo -- muito tempo. Então, na hora de testar a mais nova ferramenta dos curiosos (ou seria desocupados?) de plantão, foi meu pobre perfilzinho que foi pra reta.

Com um ar de cientista séria e compenetrada (só faltou o jaleco), Juliana Carpanez me avisa, do outro lado da mesa: “Marília, vou vigiar seu perfil, ok?”. Me senti o próprio pródigo camundongo de laboratório.

Demorou mais ou menos um segundo e meio para a invasão ser completada. Sem qualquer aviso para mim, ela foi capaz de ter acesso ao meu perfil, às minhas fotos e ao que me escreviam no orkut. Se nas últimas doze horas alguém me deixou um scrap, ela pode ter visto -- e eu ainda não!

A sensação foi horrível. A Ju é uma pessoa legal, amiga e confiável e eu sabia que ela só estava fazendo isso pelo trabalho. Mas não precisou muito para eu imaginar outros freaks da internerd tendo livre acesso ao meu perfil sem meu conhecimento. Tudo bem, eu sei que eles poderiam fazer isso do Orkut mesmo, mas vocês concordam que há um nível especial de maldade e falta do que fazer em um ser humano que baixa um programa com o único e exclusivo propósito de vigiar você? Sem contar que lá estava minha foto, em um site que eu nunca entrei na vida, sem minha autorização. Horrível.

Confesso que estou aqui caraminholando se não vale a pena me juntar às minhas colegas e abandonar o site, ou fazer como outros e deixar meu perfil o mais inócuo possível. É triste, eu não queria, mas ficar no Orkut está cada dia mais chato. O Nome da Pessoa não foi revelada.

Nenhum comentário: