segunda-feira, 14 de maio de 2007

Chegou o Windows Mobile 6.0

Conheça as alterações do sucessor do Magneto e ainda dois modelos que a Blogstone experimentou em primeira-mão

Até há pouco tempo, a única coisa que se sabia da nova versão do Windows Mobile (WM) era o nome de código: Crossbow. Suspeitava-se que este viesse a ser baptizado como WM 5.5 ou até Second Edition. Agora já não há mais margem para dúvidas. Depois do Magneto, lançado em Maio de 2005 com a designação comercial de WM 5, a Microsoft colocou à disposição dos fabricantes de equipamentos de comunicações móveis o WM 6.

Apesar de ser uma plataforma optimizada, este novo SO não é revolucionário. Talvez a pressão provocada pelo lançamento de novidades como o Windows Vista, o Office 2007 e o Exchange Server (ES) 2007 tenham feito a Microsoft optar por lançar no mercado já esta actualização do WM. Aliás, algumas das novidades presentes no WM 6 apoiam-se em muito do que o ES2007 permite fazer, o que irá agradar sobretudo a quem usa terminais baseados neste sistema operativo dentro do ambiente corporativo.

SO optimizado
Não existem grandes surpresas em termos de interface gráfica – digamos que se trata de uma mistura de WM 5 com um look Windows Vista. A gestão de contactos de mensagens é agora mais simples de se fazer e a aplicação de calendário é também mais amiga do utilizador, possibilitando uma melhor visualização das tarefas. Nesta matéria, os utilizadores profissionais irão receber de braços abertos a integração com o ES2007, que torna por exemplo possível verificar quem é que vai estar presente naquela reunião que marcou ontem através desta ferramenta de colaboração. O e-mail também se encontra melhor tratado, sobretudo porque todos os dispositivos terão a tecnologia de Direct Push da Microsoft que poderá mais uma vez ser extremamente eficaz quando sincronizada através de um servidor ES2007. Significa tudo isto que, com esta aplicação de servidor, é possível ir buscar contactos à base de dados central caso o contacto pretendido não se encontre gravado na memória do equipamento.

E caso tenha uma conta de e-mail no Hotmail ou no Windows Live, será possível aceder facilmente às novas mensagens através do Windows Live for Mobile, bastando introduzir a identificação e a palavra-passe. Podemos ainda dizer que a lista de contactos na sua conta integra-se facilmente com a lista de contactos do telemóvel. Outras aplicações úteis são a Live Search, uma forma de fazer pesquisas pela Web, e a Internet Sharing Utility, que permite configurar o telemóvel como um modem para o laptop através da ligação Bluetooth ou da porta USB.
Em suma
Em poucas palavras, trata-se de um sistema que tem como grandes novidades elementos como os novos atalhos no ambiente de trabalho, que tornam mais fácil a execução das tarefas, as novas funcionalidades ligadas às aplicações de calendário e de agenda, a nova ferramenta de pesquisa e o suporte para HTML, no que às mensagens de correio electrónico diz respeito, e uma boa integração com o Windows Live. No entanto, alguns dos melhoramentos relacionados com o e-mail e o calendário partem do princípio de que o ES2007 já se encontra instalado nos sistemas de apoio para ser convenientemente aplicado.

Por outro lado, a versão Standard Edition (anteriormente apelidada de Smartphone Edition) passa a incluir o Microsoft Office Mobile com capacidades de edição. Igualmente bem-vinda é a presença de uma ferramenta de encriptação que permite “trancar” o cartão de memória de modo a que possa apenas ser lido através de um dispositivo previamente estipulado ou via ActiveSync. Já a parte de multimédia, contudo, ficou na mesma em relação ao Magneto.

Com tudo isto, espera-se que só com a apresentação do WM que está a ser desenvolvido com o nome de código Photon, que só deverá conhecer a luz do dia daqui a dois anos (pelo menos...), é que serão conhecidas as grandes novidades. Deste, apenas se sabe uma coisa: com ele, acabará a distinção que agora existe entre as edições WM Pocket PC e WM Smartphone. Até lá, resta-nos o novo WM 6.0.

Nenhum comentário: