quarta-feira, 23 de maio de 2007

Videoconferência na estrada


O ASUS W7F é uma máquina para profissionais que precisam de contato com o mundo em qualquer situação – basta ter uma conexão à internet e pronto. Baseado na plataforma Centrino Duo, ele tem um processador Intel Core Duo (T2300) rodando a 1,66 GHz, 512 MB de RAM e 80 GB de espaço em disco. A unidade óptica é um DVD Multi (DVD±R/RW). Vídeo (Intel GMA 950) e áudio (Intel Azalia) são onboard. A interface de rede é uma Realtek RTL 8168/8111 Gigabit Ethernet e a interface wireless é uma Intel Pro/Wireless 3945ABG, compatível com os três principais padrões de rede sem fio (802.11a, b e g) no mercado.

O LCD de 13,3 polegadas e resolução de 1280x800 pixels tem cobertura Color Shine e ótima qualidade de imagem. Acima dele, há uma webcam de 1,3 megapixel. Combinada ao microfone embutido, ela compõe uma boa solução para videoconferência, sem a necessidade de carregar periféricos extras. Se você não gosta de trackpads, não se preocupe: um mouse Bluetooth (produzido pela Logitech) acompanha a máquina, equipada com um módulo Bluetooth 2.0+EDR que permite transmissão de dados com mais velocidade que um módulo Bluetooth comum. Um leitor de cartões multimídia 4-em-1 (SD, MMC, Memory Stick e Memory Stick Pro) completa o conjunto de recursos. Um slot para cartões ExpressCard |34 permite a expansão futura do equipamento.

Durante os testes com o Sysmark 2004 SE, a máquina atingiu a marca de 216 pontos na criação de conteúdo para a internet e 134 pontos no conjunto de aplicativos de escritório. Já no teste de produtividade com o Mobilemark 2005, foram 130 pontos, com uma autonomia de bateria de cerca de três horas. É um resultado abaixo do esperado para uma máquina desta categoria, principalmente se comparado a outros modelos com configuração similar, como o HP nx6320, que obteve 198 pontos nesse mesmo teste. A autonomia de bateria foi de 02:28 na reprodução de DVDs, 03:34 na navegação via wireless e 04:03 na leitura de documentos.

Uma característica bastante atraente do ASUS W7F é sua ótima compatibilidade com o Linux. O teste foi feito usando o Ubuntu Linux 6.06 “Dapper Drake” instalado no HD. Praticamente todo o hardware foi reconhecido automaticamente, incluindo a interface wireless e o leitor de cartões, itens que costumam encrencar com o sistema. O modem (um WinModem) pode ser habilitado com um pouco de trabalho manual, mas infelizmente a webcam (uma Sonix SN9C203) ainda não é suportada. No final das contas, só precisamos fazer dois pequenos ajustes para deixar a máquina a todo vapor.

O primeiro foi a instalação do 915resolution, utilitário encontrado no repositório de pacotes Universe do Ubuntu. Ele é necessário para habilitar a resolução nativa de 1280x800 pixels do monitor LCD. O processo é simples, não é necessária nenhuma configuração manual: basta instalar o programa via Synaptic (o gerenciador de pacotes do Ubuntu) e reiniciar o computador. O segundo problema foi com o som, pois apesar de parecer que o módulo correto estava carregado e tudo estava funcionando, não havia som nenhum saindo dos alto-falantes ou fones de ouvido. Uma rápida busca nos fóruns do Ubuntu revelou que basta adicionar uma linha (options snd-hda-intel model=3stack) ao final do arquivo /etc/modules.d/alsa-base e reiniciar o sistema para que tudo passe a funcionar.

O visual elegante, bom conjunto de recursos e compatibilidade com o Linux tornam o ASUS W7F uma máquina bastante atraente, mas o desempenho ficou aquém do esperado na sua categoria. Algumas mudanças seriam bem-vindas: a câmera é fixa no topo do monitor, mas seria interessante poder movê-la 180 graus, como as de muitos celulares. O microfone está mal-posicionado, no canto inferior direito do gabinete. Seria melhor colocá-lo junto à câmera, mais próximo da boca do usuário. E, claro , melhorar o desempenho para trazê-la ao patamar das outras máquinas Core Duo no mercado.


ASUS A7F
R$ 5.399, Asus,http://br.asus.com

2 comentários:

lab disse...

Ola. gostaria de saber se vocês ja fizeram testes com MobileMark 2007? E como ele faz pra ele funcianar

lab disse...

Ola. Gostaria de saber se voces ja fizeram teste com MobileMark 2007? E como faz pra le funcionar?