sexta-feira, 4 de maio de 2007

BlackBerry da Nextel traz e-mail, iDEN, celular e mapas


O BlackBerry 7520 põe mapas e e-mail na telinha do smartphone

A Nextel está promovendo a estréia no Brasil dos smartphones BlackBerry nos serviços de comunicação por rádio com tecnologia iDEN. O modelo é o BlackBerry 7520, da RIM, que chega custando 1 399 reais. Além de falar com outros aparelhos Nextel via rádio, o 7520 funciona como um telefone celular GSM e, claro, oferece o consagrado serviço de e-mail em tempo real que consagrou o BlackBerry. Depois de alguns dias manuseando o 7520, o veredicto sobre dispositivo é bem positivo.

As funções de e-mail do 7520 são fáceis de configurar e de usar. Nos testes realizados na INFO, a conta de e-mail sincronizada foi uma POP do Gmail. Ou seja, trabalhamos com o 7520 no plano de serviços BIS (BlackBerry Internet Service), o mais indicado para pequenas empresas e profissionais autônomos. Existe ainda o BES (BlackBerry Enterprise Server), que é um plano para clientes corporativos, que funciona de forma integrado com servidores Exchange, Lotus e Domino e Novell GroupWise. Em ambos os casos, o cliente paga 75 reais por mês para trocar e-mail e navegar na internet à vontade.

As mensagens enviadas para o endereço do Gmail pipocam na tela do 7520 praticamente em tempo real. O aparelho permite a leitura do texto das mensagens e também a visualização de alguns tipos de arquivo anexados, como documentos do Word e do Excel, imagens em JPEG e PDFs.

O tráfego de dados não é feito de forma instantânea. Nem poderia. Segundo a Nextel, a velocidade real da rede de dados fica em torno de 20 Kbps. É pouco, mas não chega a prejudicar a leitura de e-mails. Mas incomoda um pouco na navegação por páginas da web, o que, naturalmente, já é um pouco chato de ser feito em telas pequenas.

Um recurso que eu gostei bastante foi o GPS, que permite a utilização do serviço de localização Mapas e Rotas. O serviço é pago (15 reais mensais) e, por enquanto, cobre apenas as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O sistema de navegação pelos menus por meio da trackwheel do 7520 é muito prático. Você consegue fazer quase tudo no 7520 usando apenas a mão direita.

A grande crítica ao 7520 fica para a sua tela. O tamanho (5,2 x 3,6 cm) é OK, mas a qualidade gráfica é de lascar. Com resolução de 240 por 160 pixels e 65 000 cores, lembra a de handhelds antigos.

Nenhum comentário: