quarta-feira, 23 de maio de 2007

Um smartphone realmente inteligente


Quando o Qtek A9100 chegou às minhas mãos para testes, já senti que ele seria um sério candidato a desbancar o Treo 650 como Escolha do Editor. E eu não estava errado. Pelo tamanho, pelo peso e pelos recursos, o A9100 conseguiu bater seus principais concorrentes em todos os quesitos.

O sistema operacional Windows Mobile 5.0 é um dos mais avançados do momento e sua conexão com PCs é simples e completa. E não reclamem os que não gostam de Windows na máquina porque dá para fazer a sincronização com outros sistemas operacionais com softwares específicos como o Missing Sync para Mac.

O Windows Mobile 5.0 é bem mais estável do que versões anteriores e tem excelente suporte a multimídia. Quem gosta de assistir a vídeos e ouvir músicas no celular pode usar o Windows Media Player . É possível tocar arquivos WAV, WMA e MP3 .

Mas o celular é mais voltado para trabalho. Assim, o acesso à internet e e-mail é o centro do A9100. Ele tem Wi-Fi e a conexão é fácil e simples. Quando começamos o teste, ele automaticamente encontrou a rede interna da PC Magazine e já pediu a senha. Em poucos segundos, estávamos navegando na internet com uma boa velocidade. A configuração de e-mails também é fácil usando o Outlook, o que possibilita trabalhar tranqüilamente com servidores corporativos.

Como era de se esperar, ele já vem com as versões Mobile do Word, Excel e PowerPoint, além do software ClearVue PDF para visualização de PDFs. Tanto no Word como no Excel, é possível editar textos, enquanto que o PowerPoint e o ClearVue servem apenas para visualização. Para quem não pode ficar longe do escritório por muito tempo, ainda pode usar o Pocket MSN. O browser padrão é o Internet Explorer Mobile, que pode ser facilmente trocado pelo Opera Mini.

A tela tem uma resolução de 240 x 320 e 65 mil cores, podendo ser usada na posição vertical (retrato) ou horizontal (paisagem). Na horizontal, você pode abrir o teclado deslizante e o direcionamento da tela muda automaticamente. O teclado QWERTY é mais confortável de usar do que qualquer outro smartphone que já testamos aqui no PC Labs. É excelente para escrever pequenos textos e tem até mesmo o “ç”.

A conexão com o computador pode ser feita via USB (e você aproveita para carregar a bateria enquanto sincroniza seus dados) ou Bluetooth. Testamos também alguns headsets Bluetooth e todos se conectaram com facilidade, de vários fabricantes. Com apenas 64 MB de memória, o Qtek exige uma expansão que pode ser feita com cartões MiniSD, cujo slot fica na parte superior do aparelho.

O design do smartphone é feito para facilitar a vida do usuário: por todos os lados, existem botões de atalho para acesso ao e-mail, para o browser, para o Gerenciador de Comunicações (tela que reúne todas as configurações de comunicação) e para a câmera fotográfica.

Aliás, digo e repito que uma câmera ainda é algo pouco importante nesse tipo de smartphone. Eu realmente só vejo a necessidade dessa câmera se você trabalhar como corretor de imóveis: tire a foto dos imóveis e já mostre para seus clientes. Para o resto dos usuários, uma câmera não faz tanta falta e poderia até diminuir o tamanho do smartphone.

Além do teclado, o Qtek também tem reconhecimento de escrita. E, como a maioria dos softwares de reconhecimento de escrita, ele não funciona com perfeição. A bateria tem boa duração (a empresa estima entre 150 e 200 horas em stand by, mas isso parece um pouco exagerado) e de 3,5 a 5 horas em tempo de conversa. Sentimos uma certa demora enquanto ele carregava, mas como é um celular para testes, o problema pode ser o excesso de uso.

Para não dizer que gostamos de tudo, um dos problemas do A9100 é a caneta stylus que é muito pequena e fina, dificultando a manipulação para quem tem mãos grandes. Tirando esse detalhe, o Qtek A9100 merece ganhar o selo Escolha do Editor, desbancando o Treo 650. Ele chega ao Brasil com exclusividade pela Claro, mas o preço ainda está um pouco salgado.

Qtek A9100
A partir de R$ 1.199 + Plano mensal (exclusivo da Claro), www.claro.com.br

Nenhum comentário: